{ }

Seguidores

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cuca: sabor típico da culinária alemã

A cuca, o pão-bolo alemão tão popular na região Sul, foi uma das contribuições dos imigrantes para o livro de receitas da culinária brasileira. Preparado com a simplicidade dos pratos do campo, é uma das estrelas entre as saborosas guloseimas servidas pela manhã e tarde nos cafés coloniais. 

O nome ¿cuca¿, vem do original alemão ¿kuchen¿, que significa bolo. Tecnicamente é uma massa rústica de pão que pode ser preparada doce ou salgada e fica mole, por isso precisa ser assada em uma forma. Fácil e rápida de preparar, a cuca fresquinha é a desculpa perfeita para sentar e relaxar à mesa em boa companhia.

Nos livros de receita deixados como herança pela ¿oma¿ (vovó, em alemão), a cuca deve ser preparada com fermento caseiro. ¿Dê preferência ao fermento de litro¿, ensina o professor do curso de Gastronomia do Cesumar, Fabiano de Almeida Castro. Na impossibilidade de encontrá-lo, pode-se usar o fermento fresco ou seco. A massa da cuca é delicada e não se comporta bem em extremos. ¿Ela deve descansar e crescer em temperatura amena, mais para baixa que alta, pois a farofa que vai por cima queima com facilidade¿, diz. 

A cuca perfeita tem um aroma característico resultante do fermento biológico, textura de rosca e uma massa leve que derrete na boca. Segundo o professor Fabiano, as cucas tradicionais podem ser recheadas com misturas e cremes a base de queijos como ricota, creme de leite e ovos. A massa combina com uma diversidade de ingredientes e o brasileiro criou seus próprios recheios com sabores tropicais como goiabada ou banana caramelada. 







Cuca de banana


Essa cuca eu ofereço para minha amiga Joyce do blog http://esmaltesdedivas.blogspot.com/ que convidei pra me visitar e, pelo menos, olhar pra cuca. Bjss amiga.

4 comentários:

MESQUITA disse...

Amiga brigadim pelo carinho!Vc é super fofa beijokas!
http://esmaltesdedivas.blogspot.com

Patricia Galis disse...

Hummm que delicia, vou tentar dps conto o que saiu, rsrs sou péssima com bolos, mas quem sabe esse dá certo.

Aaliyahrj disse...

Delícia, hein Thaiza!
bjoks e lindo final de semana!

Neila Bahia disse...

Que delícia! A culinária alemã é fantástica, eu adoro.

Ah, muito legal que gostou do blog.
Obrigada por ir lá e seguir, já estou por aqui tbm!!! (: