{ }

Seguidores

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ALERTA SOBRE MALWARE



Todos os créditos deste post a Elaine Gaspareto.

Este fim de semana foi atípico para os blogueiros. Desde quinta-feira à noite, ao tentar acessar em torno de 80% dos blogs hospedados na plataforma Blogger a gente era recebido com um aviso vermelho, enorme e assustador que botava até os mais distraídos pra correr. Mas…
O que é malware?
O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.
(Wikipedia)
E a coisa esquentou mesmo no sábado: era impossível acessar a maioria dos blogs, as pessoas começaram a ficar desesperadas e o caos foi geral. Eu cheguei a receber mais de 100 emails, sem contar as meninas no twitter, no facebook, e até no orkut. Nunca vi nada igual, não nessa proporção.
E foi aí que me ocorreu que isso não era vírus real, nem malware real. Comecei a pensar que poderia ser um erro humano, ou ainda uma mudança nas políticas de avaliação do Google. Ou ainda um bug no próprio Blogger.
Quando fui migrar o domínio Blog'Spot de uma cliente para o domínio próprio aconteceu algo que me fez pensar que possa mesmo ser algo realcionado ao Blogger: acessando o blog desta minha cliente com o Blog'Spot no endereço o alerta aparece; se contudo acessar com o endereço do novo domínio o alerta não dispara. E teve um momento que ao acessar meu painel o alerta apareceu, dizendo quewww.blogger.com estava infectado com malware. Bug, eu creio.
Mas o fato é que o problema está aí, e os alertas ainda disparam e afastam leitores. Então vamos aprender como resolver.
Para começar, retire os contadores de visitantes online, contadores de acessos e visitantes externos ao Blogger. Se for do site Opromo e Blogutils retire agora pois muitos alertas dizem que o malwere vem deles. Não estou afirmando, estou dando a dica. Depois que tudo normalizar você recoloca. Ou não…
A outra dica é: exclua sua lista de blogs da sidebar. Vou tentar explicar: se você tem em seu blogroll um blog que esteja listado como suspeito o simples nome e link deste blog dispara o alerta vermelho contra seu blog. Todas as meninas que seguiram esta dica que dei ontem no twitter resolveram o problema. Quase todas, na verdade.
Pois o problema pode persistir mesmo depois de você limpar seu blog. Acontece que os robots do Google demoram pra ver que o motivo do alerta foi removido. E aqui vamos aprofundar a dica: peça uma revisão de seu blog para que o aviso de perigo seja retirado de vez.

continue lendo que vale a pena:

Nenhum comentário: